DINOSSAUROS & AFINS
Thanos simonattoi
O Thanos foi um dinossauro carnívoro brasileiro com mais de 5 metros de comprimento sendo um predador assíduo de outros dinossauros habitantes do Brasil durante o Período Cretáceo. Além disso, Thanos foi o primeiro terópode do estado de São Paulo oficialmente descrito e batizado.
CLASSIFICAÇÃO:
FILO: CORDADO
CLASSE: REPTILIA
SUPERORDEM: DINOSAURIA
ORDEM: SAURISCHIA
SUBORDEM: TEROPHODA
INFRAORDEM: CERATOSAURIA
SUPERFAMÍLIA: ABELISAUROIDEA
FAMÍLIA: ABELISAURIDAE
SUBFAMÍLIA: CARNOTAURINAE
CLADO: BRACHYROSTRA
GÊNERO: THANOS
ESPÉCIE: THANOS SIMONATTOI
Fig. 1: retirado de https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Thanos_simonattoi.png, (em 06/08/20 às 18:00 h).
DESCOBERTA:
O Museu de Paleontologia de Monte Alto, no estado de São Paulo, realizou no ano de 1994 expedições em busca de fósseis na cidade de Ibirá, auxiliado pelo agricultor Sérgio Luís Simonatto, que desde criança buscava no solo restos de animais pré-históricos.
Em 1995, em uma parede rochosa na zona rural de cidade, Sérgio encontrou um fragmento de áxis, porém o local tinha muita vegetação, impedindo a retirada de mais matérias. Com a queda de uma árvore em 2014, o paleontólogo Fabiano Vidoi Iori recuperou outros elementos da vértebra e, atualmente, os elementos estão no acervo do Museu de Monte Alto.
Ainda em 2014 um artigo da Revista Brasileira de Paleontologia informava que tal fóssil pertencia à família de dinossauros carnívoros abelissaurídeos, sendo descrito com outros materiais do mesmo grupo, oriundos de também de Ibirá e Monte Alto. Somente no ano de 2018, os paleontólogos Fabiano Vidoi Iori e Rafael Delcourt descreveram a áxis encontrada como pertencente a um novo gênero de dinossauro, batizado de Thanos. Algo muito importante está no fato de ser o primeiro dinossauro carnívoro oficialmente descrito para a região sudeste do Brasil.
ETIMOLOGIA:
O Thanos foi batizado em homenagem ao antagonista de mesmo nome da série de filmes dos Vingadores, super-heróis da empresa de quadrinhos Marvel, sendo 2018 o ano do lançamento nos cinemas de Vingadores: Guerra Infinita que contava com a participação do vilão. O idealizador desse nome é Rafael Delcourt, um dos paleontólogos que assina o artigo da descrição de Thanos e, também, um fã de histórias em quadrinhos.
A denominação da única espécie de Thanos conhecida, no caso simonattoi, é uma homenagem a Sérgio, tendo seu sobrenome latinizado, afinal ele descobriu o fóssil do dinossauro e auxiliou nas escavações de diferentes pesquisadores em busca de fósseis.
Fig. 2: Áxis, único fóssil de Thanos encontrados, retirado de Delcourt et. al. 2020
O DINOSSAURO:
Os vestígios de Thanos são bem escassos, basicamente contando com à segunda vértebra do pescoço, porém com características únicas que permitiram sua identificação. Ainda assim, saber sobre seus hábitos e estilo de vida depende dos estudos de parentes, no caso os abelissaurídeos. Infelizmente, até sua descoberta, só se era conhecido no Brasil outro da mesma família, o Pycnonemossauro, entretanto há parentes seus espalhados pela América do Sul, Índia, Europa e África.
Thanos foi um dinossauro carnívoro, bípede, que media cinco metros e meio de comprimento até seis metros e meio, com cerca de dois metros de altura. Como característica ele possuía uma cabeça pequena, pescoço e braços curtos, sendo este último formado por quatro pequenos dedos, sem uma função ainda determinada. Sua pele poderia contar com tecidos córneos e ter chifres na cabeça, algo comum em outros gêneros, como o Carnotauro. Sua mordida devia ser forte e bem concentrada, causando danos consideráveis em presas ou mesmo em rivais.
Seu tamanho era considerável, pesava em torno de 600 quilos, ainda assim ele não era o maior predador da região, conforme os diferentes fósseis de abelissaurídeos coletados, ainda que não descritos oficialmente. Thanos viveu no Período Cretáceo, entre 86,3 e 83,6 milhões de anos atrás, durante o Santoniano, com seu fóssil encontrado na Formação São José do Rio Preto, dentro do Grupo Bauru. O clima local era semiárido, além de contar com outras espécies de dinossauros herbívoros, no caso os saurópodes encouraçados conhecidos como titanossauros, além de antigos crocodilianos, crocodilomorfos terrestres e uma variedade de tartarugas aquáticas. Thanos provavelmente se especializou em caçar animais menores, deste modo, não concorreria direto com outros carnívoros que eram, aos mesmo tempo, seus próprios parentes.
Fig. 3: divulgação, retirado do artigo original, arte de Pepi.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Delcourt, Rafael; Vidoi Iori, Fabiano (2018). "A new Abelisauridae (Dinosauria: Theropoda) from São José do Rio Preto Formation, Upper Cretaceous of Brazil and comments on the Bauru Group fauna". Historical Biology: 1–8.
Méndez A. H., Novas F. E., Iori F. V. (2014). "New record of abelisauroid theropods from the Bauru Group (Upper Cretaceous), São Paulo State, Brazil". Revista Brasileira de Paleontologia. 17(1): 23–32
Delcourt, R., Brilhante, N. S., & Ricardi-Branco, F. (2020). Considerações sobre Abelisauridae (Dinosauria: Theropoda) e o registro brasileiro. Terræ Didatica, 16, 1-13, e020017. doi:10.20396/ td.v16i0.8656403