top of page

Gnathovorax cabreirai

O Gnathovorax é um dos dinossauros mais primitivos que já foram encontrados, estando entre os primeiros a surgir no mundo. Era um animal grande, ágil e forte, mostrando ser um predador terrível do seu tempo, uma época na qual todos os continentes estavam unidos e os dinossauros ainda se espalhavam lentamente pelo planeta.

CLASSIFICAÇÃO:

 

FILO: CORDADO

CLASSE: REPTILIA

SUPERORDEM: DINOSAURIA

ORDEM: SAURISCHIA

FAMÍLIA: HERRERASAURIDAE

GÊNERO: GNATHOVORAX

ESPÉCIE: GNATHOVORAX CABREIRAI

1024px-Gnathovorax.jpg

Fig. 1: Arte de Márcio L. Castro, Divulgação.

DESCOBERTA:

   Em 2014 uma equipe do CAPPA (Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica) da Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, estava fazendo prospecções, acompanhado pelo professor Sérgio Furtado Cabreira. Ele identificou a presença de um fóssil muito bem preservado no sítio Marchezan, na zona rural do município de São João do Polêsine, no Rio Grande do Sul. Aquela região está na Formação Santa Maria, dentro da Bacia do Paraná, identificada pelos geólogos como sequência da Candelária.

   Todo o entorno do achado foi coletado e transportado em um único bloco, para posteriormente os fósseis serem totalmente escavados e analisados. Os paleontólogos envolvidos no estudo foram Cristian Pacheco, Rodrigo Müller, Max Langer, Flávio Pretto, Leonardo Kerber e Sérgio Dias da Silva. Eles identificaram um dinossauro quase completo e muito bem preservado, além de restos de cinodontes e rincossauros, que eram os animais mais comuns daquela época. Em 2019 eles publicaram um estudo descrevendo e apresentando o Gnathovorax como um dos primeiros dinossauros a surgir no mundo, fazendo deste achado um dos mais relevantes para a paleontologia brasileira e mundial.

ETIMOLOGIA:

   O nome Gnathovorax vem da junção da palavra grega gnathos, que significa mandíbula, e da junção das palavras latinas vôro e ax que significam inclinado a devorar. Isto faz referência a boca do dinossauro, que era cheia de dentes como um terrível predador. O nome da espécie é cabreirai em homenagem ao doutor Sérgio Furtado Cabreira que descobriu o dinossauro. 

008-011_Notas_286-5-1140.jpg

 Fig. 2: Fóssil do Gnathovorax, foto de Rodrigo Temp Müller, retirado em https://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-biologicas/mandibula-voraz-conheca-o-dinossauro-predador-mais-antigo-do-brasil/ (11/09/2021 às 14:00). 

O DINOSSAURO:

   O Gnathovorax media 3 metros de comprimento e um metro de altura, tinha um braço longo e forte com garras enormes, uma boca com dentes longos e serrilhados. Os dentes da frente era bem longos e se destacavam bastante, os de trás eram menores mas completamente adaptados para a dieta carnívora. Era um dinossauro bípede de cauda longa, que ajudava no equilíbrio e correspondia quase a metade de seu comprimento.

   Ele viveu a cerca de 233 milhões de anos atrás, na metade da idade do Carniano, durante o Período Triássico, sendo este um dos dinossauros mais antigos já descobertos. Ele era um herrerassaurídeo, um grupo de répteis que foram considerados dinossauros graças ao estudos feitos no Gnathovorax, embora não tenham deixado descendentes durante os períodos Jurássico e Cretáceo. De fato, naquela época os dinossauros eram poucos no mundo, sendo seu conterrâneo outro dinossauro brasileiro, o pequeno Buriolestes, este sim, ancestral dos grande dinossauros do futuro.

   O Gnathovorax era muito grande para o padrão dos dinossauros da época, indicando que ele um predador ativo e veloz. Deveria caçar os herbívoros rincossauros, abundantes na época ou mesmo os raros dinossauros. Era um competidor para os cinodontes, pequenos ancestrais dos mamíferos, e os terríveis Prestosuchus, grandes predadores quadrúpedes que se assemelhavam aos jacarés atuais com suas bocas poderosas na hora da mordida.

   Ao caçar, o Gnathovorax poderia se espreitar nas florestas daquele tempo até encontrar alguma presa. Agarrá-la com sua boca e imobilizá-la com suas mãos poderosas, sufocando o animal até a morte. Não há evidências de que vivesse em bandos, nem se sua pele era coberta de escamas ou penas primitivas, porém não há dúvida de que este animal desempenhou um papel importante na cadeia alimentar, abrindo espaço para que no futuro os dinossauros dominassem o planeta.        

WhatsApp Image 2021-08-30 at 23.46.36.jpeg

Fig. 3: Arte de Felipe Bernardo, retirado em https://jurassicart.wordpress.com/ (12/09/21 às 21:00).

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Pacheco, C., Muller, R. T., Langer, M., Pretto, F., Kerber, L., Dias-da-Silva, S. 2019. Gnathovorax cabreirai: a new early dinosaur and the origin and initial radiation of predatory dinosaurs. Peer J. 7:e7963 http://doi.org/10.7717/peerj.7963

 

https://revistapesquisa.fapesp.br/o-predador-de-mandibulas-vorazes/

 

https://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-biologicas/mandibula-voraz-conheca-o-dinossauro-predador-mais-antigo-do-brasil/

 

https://www.nationalgeographicbrasil.com/historia/2019/12/dinossauro-carnivoro-brasileiro-revelado-por-meio-de-fossil-extraordinario

 

bottom of page